A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) está em vigor desde 2020. Ela existe há 2 anos, mas ainda existem muitas empresas que não sabem da sua existência, importância e/ ou são punidas por não respeitá-la.
Por isso é imprescindível que as empresas entendam do que se trata a lei, e como se adequar a ela, evitando assim problemas com a justiça, de imagem, ou até mesmo financeiro.
Continue lendo este blog para entender de vez o que é LGPD e atendimento digital.
O que é LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), nº 13.709/2018, foi criada com base no regulamento Europeu, com o principal objetivo de estabelecer normas para a coleta, armazenamento e compartilhamento de dados, garantindo assim a segurança digital das pessoas.
É caracterizado como dado tudo que de forma direta ou indireta permite identificar um indivíduo, como:
- Carteira de identidade (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Gênero;
- Data e local de nascimento;
- Telefone e endereço residencial.
A coleta de quaisquer um desses dados exige o consentimento do proprietário, seja ele físico ou jurídico. A empresa deve explicar como e porque utilizará essas informações coletadas. Aquelas empresas que não respeitarem essas exigências podem sofrer algumas punições como:
- Advertência e a definição de um prazo para a correção de falhas e adaptação dos processos internos;
- Multas diárias ou únicas que podem chegar até 2% do faturamento anual, com limite de R$ 50 milhões por infração;
- Proibição parcial ou total das atividades relacionadas ao tratamento de dados.
Como a LGPD impacta no atendimento da empresa?
Com a modernidade e avanço da internet e suas tecnologias, os dados se tornaram um bem valioso e muito procurado, principalmente por aquelas pessoas mal intencionadas que buscam de alguma forma lucrar em cima deles. A Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais surge como um fator crucial para garantir a confidencialidade das informações compartilhadas.
A lei afetou de forma significativa o atendimento das empresas para com seus clientes, pois proporciona uma maior transparência de informações e consentimento, pois o cliente tem a liberdade de escolher se querem ou não compartilhar seus dados pessoais.
Como sua empresa pode se adequar a LGPD?
Como visto anteriormente, a LGPD só tem a agregar ao atendimento e imagem da sua empresa, contribuindo para o ganho e confiabilidade dos clientes. Confira algumas dicas de como se adequar a Lei:
-
Avalie sua estrutura
Reavalie os procedimentos do banco de dados da sua empresa, com o objetivo de identificar falhas e possíveis melhorias para tornar o armazenamento de informações mais seguro.
-
Revise sua política de privacidade
Um dos principais pilares da LGPD é a transparência, por isso revise sua política de privacidade e se necessário reformulá-la de acordo com a Lei, é imprescindível que os seus clientes saibam quais informações você armazena e como elas serão utilizadas.
-
Forneça treinamento aos colaboradores
Para que a LGPD seja de fato implementada na sua empresa, é essencial criar uma cultura de proteção a dados na sua equipe. Todos os seus colaboradores devem entender a importância de cuidado e proteção para com os dados pessoais dos clientes.
Os treinamentos podem ser feitos através de palestras, treinamento e workshops.
-
Invista em segurança de dados
Por último, mas não menos importante, invista em segurança de dados, assim você evita vazamento de dados e dores de cabeça significativas. Com o investimento na cibersegurança você define ações preventivas em resposta a cibercriminosos.
A PLSS te ajuda a proteger seus dados! Aqui você encontra as mais diversas ferramentas tecnológicas aliadas do seu negócio, soluções personalizadas em rede, gestão de servidores e nuvem corporativa e certificação MPS.BR para garantir o armazenamento seguro das informações
Garantimos o sucesso do seu setor de TI! Entre em contato para agendar um diagnóstico para sua empresa hoje mesmo.