Guardar uma quantidade grande de documentos, fotos ou vídeos fizeram com que o HD externo fosse uma das opções mais populares de armazenamento. Nos últimos anos uma outra tecnologia de armazenamento apareceu no mercado, o armazenamento em nuvem, que veio como uma opção mais prática quando falamos de backup ou acesso remoto em diferentes dispositivos.
O que é o HD externo?
O HD externo é um dispositivo que possui funcionamento mecânico e é conectado a um computador, igual a um pendrive. Essa é uma solução barata de armazenamento, já que seu valor cai, enquanto sua capacidade aumenta. É possível encontrar esses aparelhos com diversos tamanhos chegando a capacidades maiores que 2 TB de armazenamento.
Sua vantagem é transportar uma grande quantidade de arquivos de apenas uma só vez e ainda acessá-los sem precisar estar conectado à internet. Além disso, também há a possibilidade de transferir um grande volume, assim, acaba sendo mais rápido do que o armazenamento em nuvem.
Outro ponto que é preciso ficar atento é quanto a vida útil do HD externo, tendo consciência de que ele não é eterno, esse tipo de equipamento dura em média entre 3 a 4 anos sem problemas. Lembrando que como o equipamento é mecânico, o uso em movimento pode danificar causando problemas ou a perda de arquivos.
O que é uma NAS?
O NAS (Network Attached Storage), é um armazenamento de rede, que contém um ou mais discos que são acessados pela rede. Este armazenamento diferente do HDD externo, não é um armazenamento móvel, ele se integra a rede e pode ser acessado de qualquer lugar dentro da rede onde ele se encontra.
Uma grande vantagem de um NAS, é que ele pode ser expandido com mais HDDs dentro de sua estrutura, com capacidades que atualmente chegam a 20TB cada disco, sendo que os equipamentos podem chegar a mais de 10 unidades de disco cada NAS.
Uma desvantagem destes equipamentos, é que o valor se torna consideravelmente maior que um HDD externo, sendo adquirido apenas por empresas que precisam de grandes armazenamentos e que precisam ser acessados por vários usuários.
E a nuvem?
A nuvem é um espaço em um servidor remoto e que pertence a uma empresa que permanece sempre online. Ela é ideal para quando há a possibilidade de quebra de equipamento por locais que não sejam próprios para equipamentos sensíveis, mas necessitam de segurança no armazenamento de dados.
Com a nuvem é possível acessar e armazenar seus dados de onde você quiser. Além disso, é possível fazer o backup dos seus arquivos, com o backup da nuvem, seus dados permanecerão salvos sempre, não importa o que aconteça com os seus equipamentos, o risco de perder seus dados é muito menor, caso o aparelho seja perdido ou roubado.
Há algumas maneiras de perder seus dados: erro do usuário, quando você apaga as informações sem querer, ações maliciosas ou erro da empresa que opera a nuvem. Mas esse serviço costuma ter protocolos que te ajudam a recuperar esses dados perdidos.
Sua desvantagem pode ser o fato de que o espaço não é comprado, mas sim alugado. Para ter acesso é preciso fazer apenas uma assinatura, o que pode ser comparado ao comprar um HD externo por ano.
A PLSS é uma empresa Multicloud, isso quer dizer que o compromisso é sempre auxiliar nossos clientes a dimensionar o melhor cenário ao seu ambiente. Assim, consequentemente conseguimos saber qual fornecedor de Nuvem Pública ou Privada apresenta o custo x benefício ideal para a sua empresa.
Para te ajudar, você pode conversar com um de nossos especialistas para saber mais detalhes.
Uma boa nuvem pode te ajudar a ter mais controle e flexibilidade de recursos, maior escalabilidade e maior custo-benefício. Ainda está na dúvida do que é melhor para o seu cenário? Entre em contato com a gente!