Manter uma empresa segura nas redes é uma missão diária para os gestores, isso porque vivemos em uma época em que a tecnologia está em todo lugar e principalmente dentro das empresas. É a partir desse contexto que surge o pentest, ou seja, o teste de penetração.
Caso você ainda não conheça o que é pentest, quais são suas etapas e as vantagens para a sua empresa, nós vamos te explicar tudo neste post.
O que é o pentest?
O Pentest é uma estratégia para testar e explorar as fragilidades de uma rede, para afirmar que seus mecanismos de defesa realmente funcionam e para apontar possíveis melhorias para o setor de TI.
Esse teste pode ajudar a avaliar quais são os efeitos causados pelas falhas do sistema e a solução para novos problemas como esses não apareçam. Assim, você pode melhorar a segurança da sua empresa.
Por que realizá-lo?
Primeiramente, precisamos entender que a busca por reforçar a segurança da empresa deve ser constante. Essa atividade é essencial para garantir maior proteção tanto para a sua empresa quanto para seus clientes, uma vez que você protege seus dados.
O pentest tem papel fundamental em classificar os pontos que podem ser de fácil acesso para os hackers, assim, é possível contornar a situação de maneira eficiente e sem expor outros pontos.
É recomendado realizar o pentest anualmente, porque novas fragilidades do sistema podem ser identificadas, por isso é essencial um update para monitorar a segurança. Também é recomendado realizá-lo quando é feita alguma mudança na infraestrutura de TI.
Como o pentest é feito?
A primeira coisa que você deve saber é que o pentest precisa ser realizado com o auxílio de um profissional de TI, pois ele tem o conhecimento para identificar os pontos de melhorias no sistema.
Aqui na PLSS nós fazemos dois tipos de pentest, nas seguintes etapas:
- Internal Pentest:
- Teste realizado na rede interna com o objetivo de simular um atacante diretamente na rede interna.
- Atacante não possui informações do ambiente, e irá buscar todas as informações possíveis.
- O cliente deve disponibilizar de PC ou notebook com inicialização através de pendrive fornecido pela PLSS.
- O objetivo é de conseguir informações confidenciais ou comprometer o ambiente do cliente.
- Os resultados dessa avaliação devem ser utilizados para mitigação de falhas, e melhorar a segurança corporativa.
- Web Penetration Testing:
- Teste destinado a simular o atacante de uma rede externa (internet), colocando à prova um software específico da empresa.
- Os testes iniciais são automatizados utilizando Scans de vulnerabilidade, OWASP, burp, map, metasploit, entre muitos outros.
- Após os testes automatizados, testes manuais são necessários com objetivo de explorar as vulnerabilidades da aplicação.
- Os resultados dessa avaliação devem ser utilizados para mitigação de falhas de segurança no desenvolvimento da aplicação.
Quais as vantagens do pentest?
O Pentest pode trazer muitos benefícios para a sua empresa, por causa da identificação de falhas de segurança e na formulação de soluções para essas possíveis falhas. Confira alguns de seus benefícios:
- É essencial para conhecer qual é a capacidade de segurança do seu sistema;
- Melhora a criação de estratégias para aumentar a segurança da empresa;
- Justifica investimentos no setor de segurança da organização;
- Auxilia na identificação de vulnerabilidades, que podem ser proveitosos para hackers realizarem ataques maliciosos;
- O Pentest pode ajudar a mostrar comprometimento da empresa ao realizar a manutenção da segurança nas redes.
Com o pentest você simula ataques e protege a sua rede, elaborando planos de ação para aumentar a segurança do ambiente.
O nosso objetivo é implementar infraestrutura de Tecnologia da Informação de total qualidade.
Entre em contato e saiba mais!