Reduzir custos de uma empresa é o sonho de todo gestor, mas também é um grande desafio. Com isso, o outsourcing de TI pode ser uma boa solução para reduzir os custos operacionais da sua empresa.
O que é o outsourcing de TI e para que serve?
O outsourcing é a terceirização de serviços e processos de TI em uma empresa. Essa estratégia pode ser utilizada a partir do firmamento de uma parceria com prestadores de serviços, externos à sua empresa e que serão responsáveis por gerenciar o seu TI.
Terceirizar esse serviço é muito comum e utilizado para atividades que não fazem parte do principal negócio da empresa, por exemplo: manutenção de equipamentos e monitoramento. Esse tipo de serviço é indicado para o setor de TI.
Com essa prática você poderá focar no seu core business, deixando para os especialistas os cuidados da sua infraestrutura de TI e dos sistemas de informações que toda a sua corporação utiliza.
Como o outsourcing pode ajudar a reduzir custos?
A terceirização dos serviços de TI pode ajudar a reduzir custos fixos e variáveis. Ou seja, manutenção de equipamentos e servidores podem ser praticamente eliminados, já que isso fica sob responsabilidade do fornecedor do serviço. E sabendo que um TI interno estará efetuando as manutenções preventivas, os equipamentos tendem a apresentar menos problemas críticos.
Outro custo que pode ser reduzido é o de aquisições e atualizações dos softwares, pois com o controle de compra de softwares com a quantidade sob demanda, fara com que a empresa evite compras desnecessárias de softwares extras.
Outro benefício é a centralização de fornecedores de manutenção, pois o prestador de serviço terá na mão contatos de profissionais que agreguem o cuidado ao setor de tecnologia.
Quais são os benefícios?
Além da redução de custos, o outsourcing de TI pode proporcionar mais alguns
benefícios para a sua empresa.
- Foco no seu negócio
Como não será mais necessário “se preocupar” com o TI, você pode focar e maximizar o seu investimento nas principais áreas do seu negócio. Assim, você tem uma coisa a menos para se preocupar.
- Recursos para outras demandas
Com o outsourcing, sua equipe pode focar em outras necessidades da empresa, fazendo análises de resultados, para que a tomada de decisão seja mais assertiva.
Além disso, a redução de custos pode ajudar a melhor distribuição de recursos para outras áreas a fim de melhorar a eficiência e a produtividade.
- Sem preocupações com férias e encargos
Como o prestador de serviço será uma empresa, não há a necessidade de se preocupar com férias e encargos trabalhistas, pois no outsourcing a empresa é responsável por entregar um profissional dedicado, quando houver a ausência de outro. Reduzindo tempo de parada ou reestruturação de um novo técnico.
Agora você entendeu como o outsourcing de TI pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e gerar comodidade ao ambiente de tecnologia?
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