A internet está em todos os lugares, principalmente quando falamos em vendas e pesquisas. Mas infelizmente nós nem sempre estamos bem equipados em relação à segurança virtual. Isso porque cada dia que passa um novo vírus surge e ficamos vulneráveis em acessar um site e contaminar nossa máquina. Acessar sites que contenham https pode ajudar nessa questão.
Mas o que é https?
Essa sigla é um indicador de segurança que possui inúmeras camadas que podem proteger as informações transmitidas pelos sites que você acessa. A sigla significa Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou seja, um protocolo de segurança que tem como objetivo realizar a comunicação de dispositivos com servidores.
O https foi criado em 1995, mas ainda existem sites que não o utilizam, o que facilita o vazamento de dados.
Https x http
Quando você abre um site que tem https, toda a informação que está sendo transmitida está protegida com criptografia, ou seja, só você e o site que você está navegando conseguem interpretar as informações. Então se um criminoso quer obter algum desses conteúdos, ele não vai conseguir.
Agora um site com http, não pode proteger nenhum dado seu. Isso porque eles ficam expostos para outras pessoas, e podem ser utilizados em ações criminosas na internet.
Para ficar atento
Geralmente sites que são originais possuem o https em sua URL, que é a garantia de um certificado digital que dá validade a identidade do endereço que você está acessando. Existem sites falsos que apresentam http e que quando você digita na barra do navegador apenas instituicao.com.br, sua máquina infectada redireiciona para http://instituicao com.br (site falso), quando você insere informações pessoais nesse tipo de site, elas vão diretamente para as mãos dos criminosos.
Como ficar seguro na internet?
Quando um site informar que o site é “não seguro”, não insira seus dados pessoais em nenhum campo;
Fique atento a erros de ortografia, acontece das letras serem trocadas, ou com o zero em vez da letra o. Isso quer dizer que tem algo suspeito e mesmo que o endereço seja válido, pode ser utilizado para enganar você;
Sempre ative fatores duplos de autenticação. Dessa maneira, se um dia tentarem digitar seus dados eles serão interceptados e não terá o seu acesso concluído.
Como identificar um site seguro?
Para se proteger de pessoas mal intencionadas, é preciso estar ligado em tudo que acontece nas redes, é importante saber quais são os riscos que você corre ao acessar esses sites. Por isso, separamos algumas dicas para você aprender a identificar um site seguro.
Sempre confira o Domínio e a URL;
Pesquise a Reputação e Histórico do Site;
Verifique se o site tem Selos de Segurança;
Leia a Política de Privacidade;
Confirme as Informações de Contato;
Proteja-se de Vírus.
Sempre tome cuidado ao navegar na internet, assim, você estará bem protegido e evitará possíveis complicações. Essas pessoas se aproveitam dos dados para fazer compras e podem destruir a sua imagem ou da sua empresa.
A PLSS pode ajudar a te manter seguro! Atualize os recursos de segurança com a PLSS. Quer saber mais? Entre em contato com a gente!